Seguidores

domingo, 29 de agosto de 2010

Frustações de mãe....

Ontem tive a primeira oportunidade de sentir a "frustação" que algumas amigas mães já sentiram em eventos escolares: o filho todo vestido com a fantasia (linda por sinal, algo nem tão comum nas fantasias do colégio!), música na ponta da língua (cantada diariamente por mais de 1 semana!), coreografia ensaiada, família a postos e ele decidi não participar por estar com vergonha!!


Como assim?? Vergonha?? Logo ele que desde pequeno participava de todas as apresentações e evento na Espaço Inteligente, emocionando a todos, por exemplo, ao se levantar e andar cambaleando no palco quando ainda era do Berçário!!! No carnaval e nas festas juninas (em Fortaleza) dançava a música da turma dele e de todas as outras...  


Eu, realmente, não estava acostumada a isso... Já havia acompanhado minha amiga Karine nestas situações e tentava melhorar seu ânimo dizendo que o Arthur era pequeno e que isso ia passar (e realmente passou) mas confesso que quando acontece com a gente, toda a psicologia de "Supernanny" vai por água a baixo.


A gente fica frustada sim, a gente fica chateada sim, triste sim e, muitas vezes, não consegue disfarçar apesar de saber que é fase, que não adianta forçar a criança pois se forçar está arriscado a criança não fazer nunca mais nada, blá, blá, blá.
Acontece que é mais forte que você, o sangue sobe pois você sabe que ele não tem porque sentir vergonha, nem sabe o que isso significa!! Mas a verdade é que a frustação acontece pois toda mãe quer ver seu filho, lindo, se destacando na apresentação da escola. É um sentimento egoísta mas totalmente humano. Que mãe que não sente orgulho em dizer: Está vendo aquele ali na frente? É meu filho!!!  


Mas temos que nos controlar e respeitar a individualidade,  os desejos e sentimentos dos outros, mesmo que o outro seja seu filho de apenas 4 anos. Apesar dele ter nascido de você, não lhe pertence a tal ponto de você ter o direito de impor tudo a ele! Não estou com isso dizendo que não devem existir limites, pelo contrário sou totalmente a favor dos limites e venho travando, como a maioria das mães que conheço, uma batalha diária para que meu filho saiba até aonde pode ir ou não.


Mas no caso de ontem, não houve vencedor na batalha, eu não consegui convencê lo a dançar mas depois ele foi feliz tocar com os amigos na bandinha do colégio para todos aplaudirem... Assim, como dizem: "Entre mortos e feridos, salvaram se todos!!!"


Agora resta aguardar a próxima apresentação para ver qual será a reação...       

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Essencial à vida

Hoje as memórias não tem tanto açucar quanto gostaria... Falarei de um item que muitas vezes não damos o devido valor porém quando falta percebemos que nos é extremamente essencial: a ÁGUA!!!


Há alguns dias, estamos sem abastecimento de água em casa e ontem, finalmente, nossa caixa d'água ficou VAZIA. A partir daí temos a peregrinação à CEDAE, a descoberta da falta de uma bomba (casa recém alugada tem essas surpresas!!!) e a espera ansiosa pela volta da tão querida ÁGUA...


Hoje em dia convivemos com notícias diárias sobre a importância da água e sobre a escassez desse recurso e, como tudo que é falado constantemente, acabamos deixando cair naqueles itens comuns...


Precisamos SIM economizar água para que esta não falte no futuro. Precisamos educar nossos filhos para que não desperdicem água mostrando aos mesmos a falta que a mesma nos faz. Para que no futuro não digamos que somente soubemos o valor desta quando a perdermos.


Agora um pouco de Memórias com Açucar:
Lembro de quando Guilherme Arantes compôs a música Planeta Água e do sucesso que fez ao demonstrar que nosso planeta é quase 100% ÁGUA!!!


Enfim, precisamos economizar água, conscientizar as pessoas e aprender a viver em sociedade se preocupando com o AMANHÃ.



Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...



Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...



Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...



Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Começando...

Incentivada por algumas amigas em nossa última viagem a trabalho e após me apaixonar pelo blog (* La vie*) da minha grande amiga de infância - Viviane, decidi começar este blog.


Não tenho pretensão de me tornar uma blogueira famosa (nem sei se é assim que se escreve) mas vou tentar postar histórias interessantes, fatos corriqueiros que pensamos só acontecer em nossas vidas mas, que ao dividirmos (porque a vida deve ser feita de divisões não no sentido de partir mas de repartir) percebemos tantas similaridades.


Enfim, pretendo registrar aqui algumas MEMÓRIAS COM AÇUCAR... minhas, da minha família, de amigos